quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fogão à lenha, cozinha caipira...

Esses dias de frio me lembram as casas das minhas avós, numa cidadezinha do interior... com seus quintais de terra (terreiro); tanques cujo lugar para esfregar a roupa, com sabão de cinzas, era um toco; galinhas soltas que voltavam para os poleiros ao final das tardes; hortas; paióis; árvores frutíferas...

Oh saudade de ouvir a lenha crepitando, os netos ao redor do fogão, mesa longa com bancos, a minestra grossa num caldeirão de ferro...

Meu avô com seu chapéu pra cobrir a carequinha, camisa branca, calça com pregas, olhinhos verdes, vinha colocar um pouco de vinho no prato de cada neto "pra ajudar a esquentar"...

As lágrimas de saudade eu posso reter, vendo essas fotos, fica difícil!

Ainda bem que eu e meu marido sonhamos (e teremos) nossa chácara com uma cozinha caipira.

Vem curtir comigo:














Tenho saudade do que já foi, as velhas cozinhas de Minas, com seus fogões de lenha, cascas de laranja secas, penduradas, para acender o fogo, bule de café sobre a chapa, lenha crepitando no fogo, o cheiro bom da fumaça, rostos vermelhos. Minha alma tem saudades dessas cozinhas antigas... (Rubem Alves)

16 comentários:

Lou Ortellado disse...

Nossa amiga,
me senti de volta as minhas raizes mineiras!
Que saudade!
Tem sorteio no meu blog de dvd:
www.dvdfuroshiki.blogspot.com
Passa lá pra participar.
bjs

Cláudia Melo disse...

Olá Renata
Sou totalmente apaixonada por estas cozinhas, tb tenho o mesmo sonho que vc, ter uma casa no campo para curtir o cheiro de mato, ter uma cozinha dessas e deixar as galinhas soltas durante o dia todo ahahh, ai que saudades da minha infância que ia pra casa dos meus avós.

Beijinhos e adorei o seu blog.

Lou Ortellado disse...

OI AMIGA,
o sorteio é no meu outro blog:
www.dvdfuroshiki.blogspot.com
Passa lá pra concorrer.
bjs

Edna disse...

cada cozinha linda
e essas cores do
fogão!!!!!
amo cores fortes

bjs
Edna

beth disse...

Re,ñ tem coisa mais gostosa do que isso. fiz o meu fogão a lenha,e moro na cidade.um pouco afastado ddo centro, mas amo meu cantinho. Bjos Beth-Ubá-MG

Elizete disse...

Sepre fui apaixonada por cozinha caipira , moro na cidade e mesmo assim comecei a montar uma eu mesma estou fazendo o fogão a lenha, tá ficando meio tortinho más tô curtindo cada etapa. Quando tiver pronto envio uma foto. abraços Elizete- Matupá-Mt

Renata disse...

Queridas amigas que postaram aqui e que também amam fogões caipiras: Enviem fotos dos seus para meu e-mail que eles serão publicados :) renatav9@hotmail.com Beijos

Rozimeire disse...

Ola!Amo cozinha caipira,to com meu fogao quase pronto, vou enviar fotos bs Querda.

Anônimo disse...

CADA COZINHA MAIS BONITA QUE A OUTRA. TB SOU APAIXONADA PELAS COZINHAS CAIPIRAS, IGUAL A VC!
TENHO NA CHÁCARA UM FOGÃO ONDE FAÇO COMIDAS DELICIOSAS.
UM BEIJO,
MARILEI/ MARÍLIA-SP

lindinha12 disse...

Boa noite preciso saber de onde é essas cozinha pois pretendo pintar uma delas mas preciso saber a origem
meu e-mail cecilialopesprado@hotmail.com
obrigada

Renata disse...

LINDINHA 12:

Essas fotos foram extraídas da net. Geralmente do google. Qdo eu sei a origem, eu posto mas nem sempre é ossível. Desculpe não poder ajudá-la.
Abraço

Anônimo disse...

Amei

Anônimo disse...

Amei estes ambientes... Sou apaixonada. Bjos marcia

Anônimo disse...

Sou louca por estes ambientes... Amei Bjos marcia

Ge disse...

As são maravilhosas, eu tenho uma cozinha caipira o meu fogão e feito de pedra ainda estou tentando decorar o ambiente. Moro na fazenda gostaria de mandar a foto do fogão.

Renata disse...

Gê:

é so mandar a foto para mim!
Vou publicá-la aqui, posso ajudá-la dando ideias e, se vc permitir, abrir para palpites de outras seguidoras.
Abraços

Meu e-mail: renatav9@hotmail.com