sexta-feira, 1 de abril de 2011

terrários

Um pouco da natureza em sua sala

Material

Recipiente para montar o terrário (aquário vazio, vidro ou garrafa PET);
Pedrinhas ou argila expandida;
Carvão ativado (utilizado para absorver componentes orgânicos, evita o mal cheiro, proliferação de fungos etc);
Solo para jardim (comprado) ou mistura de solos trazidos pelos alunos;
Mudas de plantas ou sementes.
> O terrário se mantém sozinho. Semanalmente podemos abrir o terrário para colocar um pouco d´água (verifique se é realmente necessário, o mesmo deve estar úmido e não encharcado!). Se tiver água demais no terrário é necessário deixá-lo alguns dias aberto para que a água evapore. Se as plantas cresceram tomando todo o espaço, corte-as ou substitua-as. Folhas e bichinhos mortos devem ser retirados.
> A montagem do terrário começa pela limpeza do recipiente, que deve ser limpo e seco. No fundo do recipiente colocam-se as pedrinhas (ou argila expandida),f ormando uma camada para drenagem da água. Imediatamente acima, se possível, uma fina camada de carvão ativado é colocada para evitar o crescimento de fungos na água, o apodrecimento das raízes e a formação de gases. Finalizando, coloca-se uma camada de terra, até completar cerca de 1/4 da altura do vidro.
> Preparado o "terreno" é hora de escolher as plantas adequadas para esta atividade. São mais indicadas as plantas que crescem pouco, como por exemplo: peperômia, musgos, pequenas samambaias, begônias e até mesmo pequenos antúrios. É importante lembrar que nessa escolha deve-se levar em conta o tamanho do recipiente utilizado.
> Para melhor simular uma paisagem natural, podemos acrescentar ao terrário alguns elementos facilmente encontrados, como galhos, pedras e folhas secas. Após colocar as plantas é necessário borrifar água com cuidado dentro do vidro e fechar o terrário com a tampa ou com um plástico preso com um elástico.
> O terrário deve ficar num local iluminado, mas sem receber sol diretamente. O excesso de exposição à luz solar transforma-o numa estufa.


Fonte  Cienciamao.usp.br



 
 


4 comentários:

Sonia disse...

Os terrários são lindos principalmente o último cujo frasco parece uma lâmpada!
Abraço!

Valdice disse...

oiiiii...linda, amei seu blog, viu!! e já estou te seguindo. beijinhos

http://culinarias-e-receitas-da-val.blogspot.com/

Silvia Belchor disse...

Renata adorei os terrários,pois meu tempo livre sempre mexo nas minhas plantinhas.

Jhessica disse...

O ultimo Terrário Ficou chique bem por que estava dentro de uma lâmpada!♥