quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mais um pouquinho - Sala

Vamos lá: A última reforma que fiz em casa requereu meus dotes de arquiteta, rs.
Eu e meu marido desenhamos, projetamos, nosso amigo Edson Lopes (comunidade DeCoração Sem Mistério) desenhou as plantinhas e o resultado está aqui.

Esse foi o projeto.


Essa 'sala' não era original da primeira planta da casa. O antigo dono fez uma laje, fechou o que antes era uma entrada de carro, revestiu as paredes (??) e o que tínhamos era um cômodo esquisito, perdido e cujo acesso era pela lavanderia! Super-estranho.
O que fizemos foi mudar a entrada: Para isso 'perdemos' um armário que havia ao lado do banheiro, no térreo, mas ganhei na despensa (que hoje é onde era a lavanderia).
Aí ficou assim:

Antes 

Depois

Outro ângulo: Antes


Depois 
Olhem o detalhe desse espelho. Era da minha mãe, ganhou de presente de casamento. Essa peça tem uns 52 anos  :)
sanca 

Canto irregular (parede com ângulo aberto)?
A solução é móvel planejado. Aqui, a cantoneira tem um baú,
buraco revisteiro e... entrada para gatos  :)


Uma outra porta funciona para dar luz e refrescar.
A vista dela?
A fonte é para os gatos que gostam de beber água corrente.

Acima, Catarina fiscalizando o vaso.
 A cobertura em policarbonato protege da chuva, mas a abertura (guardada por cerca elétrica) permite uma ventilação gostosa. Não fica quente.


COMO ERA??




Voltando para a sala. Diante do sofá, o Alê projetou esse móvel. Eu não gosto muito, acho meio pesado, msa acho importante ele particiár também.

No outro canto está uma poltrona antiga, que mandamos reencapar.


No chão, os colchonetes que fizemos para nossos gatos.
É cada um no seu quadrado, rs (o da Pretinha fica em cima de um puff)


Ainda faltam tapetes, cortinas, quadros... mas devagar, no nosso ritmo, estamos fazendo.


Ah!!! Na parte de cima desse novo cômodo, estão o nosso closet e a suíte ;)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cestinhas, caixinhas... organização


Outro post da minha casinha  :)
Este banheiro fica na área térrea da casa e é usado como 'social'. Eu até ia transformá-lo em lavabo, mas o box lá não está atrapalhando ninguém. Então ficou.

No armário, sob a bancada, os itens do dia-a-dia ficam em caixinhas, cestinhas.

Fica mais bonita a visualizaçãom fácil de achar as coisas, fácil de guardar também.
Detalhe para a cestinha onde vai o estoque de papel higiênico






Já este aqui é sob a pia da cozinha.
Numa bandeja plástica, alta, coloquei todos os temperos. Quando vou usá-la, trago-a toda para cima e depois volto. Fica como se fosse uma gaveta. Ajuda muuuuito.
A que está na parte de cima tb tem alguns temperinhos e bem lá no fundo estão o multiuso e o álcool gel, que tenho vício na pia.

Esta caixa é para as tampas das panelas. Também funciona como uma gaveta: Puxou, escolheu a que quer, empurrou pra dentro. Fácil fácil!

Estas são algumas ideias de praticidade do dia-a-dia que vim dividir com vcs.

O uso de cestas, caixas, aramados, quebram um galhão na ordem, visualização e praticidade para guardar.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Despensa

Hoje, conforme prometido, minha despensa.

Fiz em MDF branco porque além de ampliar o espaço, não é difícil de limpar (pano úmido + sabão de côco), era o mais barato. Admito, rs

Uma parte usei para panelões que quase nunca uso, nesta caixa estão toalhas de festa que sóuso 1 ou 2x por anos (preciso encapá-la, rs), meus tapetes de crochê de barbante (eu que faço, adoro) e o aspirado de pó com seus acessórios)


Giz para tirar umidade. Não, não tem umidade ou infiltração, é que às vezes algum tapete pode não ter secado direitinho e fica um 'cheiro de guardado'.
O giz funciona, viu? 

A prateleira do canto é a maior. Alí vai toda a louça. Também coube: toalhas de mesa, meus panos de prato e talheres que uso eventualmente. Na parte de cima estão as toalhas que uso na área de lazer e vidrarias (potes, tações, rechaud).
Notem que na segunda prateleira tenho um suporte para pratos, aramado.
Ajuda muuuito.


E nas duas portas anteriores, está o estoque.
As gelatinas, caldinhos e sucos estão em potes transparentes. A caixinha ao lado guarda o miojo, muito consumido em casa, rs.

Temperos mil, macarrão numa 'gaveta' (caixinha de madeira, aberta). 





Aqui o projeto que pedi ao Edson (comunidade DeCoração sem Mistério - Orkut)
desenhar pra mim.



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Minha Lavanderia

Conforme tenho prometido há tempos, finalmente consegui lembrar de fotografar minha casa toda, agora vou postá-la aos poucos.
A lavanderia já tinha sido citada e pedida, então, começo por ela.

Saindo da cozinha, passo ela despensa (amanhã, ok?) e entro à direita na lavanderia.

De frente


Nesse armário, à esquerda fica a roupa pra pasar (aqui na minha cidade tem que ficar tudo bem escondidinho por causa da queimada de cana-de-açúcar = usineiros: amo vcs, tá). Do outro lado deixo os prendendores, panos de chão, de pia, de pó e as toalhas de mão que ficam ao lado do tanque.

Minha máquina é das antigas e, sendo uma Brastemp (rs), não a troco por nada tão cedo! Na parte de cima está o estoque de limpeza e o que
usamos no dia-a-dia.
Capa só na parte de cima, para evitar ferrugem. 

Detalhe da faixa que escolhi para alegrar o ambiente "da lida" 

Detalhe do que está no vitrô (minhas concepões, rs)


O que deixo no armário em cima do tanque, para a minha auxiliar.

Este é o projeto inicial, que passamos para nosso amigo Edson (Comunidade DeCoração sem Mistério) e ele fez para nós: