quinta-feira, 26 de abril de 2012


Hoje fui reportada, mais uma vez (fazia um tempinho que não aparecia lá) a um site muitolegal, chamado Ciclo Vivo

Em Junho de 2011 eu vi uma matéria muito legal sobre reciclagem de vidros.
Vou reproduzí-la aqui mas convido vocês a passearem por lá!


Às vezes reutilizar um material é bem mais fácil do que se imagina. Além de poupar recursos, você poupa o meio ambiente deixando de descartar materiais que poderiam ser reutilizados tomando nova vida.
Um bom exemplo disso são os abundantes frascos de vidro presente em diversos tipos de alimentos e que normalmente são descartados, sem serem encaminhados à reciclagem.
Hoje o CicloVivo  sugere sete opções de como reutilizar este material.

1. Recipientes de vidro, geralmente transparentes, são ótimos para serem utilizados como potes organizadores. Os pequenos frascos, facilmente guardados em gavetas ou colocados em prateleiras, podem armazenar miudezas como parafusos, pregos, agulhas, botões, miçangas, entre outros.

Uma dica minha, legal, é vc pintar as tampinhas, caracterizando-as conforme o uso. Adesivar também é legal! Outra alternativa? Tinta para vitral: Deixe seu lado artístico fluir...


2. Recipientes maiores podem guardar massas, farinhas, arroz, açúcar e especiarias. Eles podem ser armazenados na dispensa ou sobre a bancada da cozinha como parte da decoração. Se preferir, cole uma etiqueta para identificar as especiarias, por exemplo.
Sua criatividade com as dicas acima também estão valendo aqui.
 


3. Frascos de geléia são reaproveritados para o mesmo fim, depois de bem lavados e escaldados em água fervente ou podem armazenar compotas e doces caseiros.


4. Porta velas para decoração é outra utilidade dos potes de vidro para um design diferenciado. 
Estes vcs já viram aqui...

 5. Frascos de requeijão ou chocolate em creme, por exemplo, podem ser reaproveitados como copos. Eles geralmente vêm com desenhos decorados e as crianças adoram.


6. Se você produz seu próprio licor em casa, a dica é reaproveitar garrafas de vinho para armazená-los.  
Eu tenho uma dica minha: Pegue 2 raminhos de alecrim, lave-os bem e enfie num vidrinho desses de vinagre, encha-o com vinagre branco, de boa marca, até a boca, feche-oo e deixe curtir por 20 dias. Depois use-o para temperar suas saladas. Fica DI VI NO!


7. Aproveite pequenos potes para armazenar tinta ou como suporte para pincéis.


Gostaram?
Vamos REUSAR.